MADE IN BRAZIL
Football Anywhere ! |
Os técnicos e pesquisadores de futebol da europa pesquisarem o processo de formação do jogador brasileiro e a metodologia aplicada no treinamento de futebol do penta campeão mundial.
A partir da observação dos jogos de futebol praticado nas ruas, parques, praias, estacionamentos ou em qualquer espaço livre, são nesses locais onde os brasileiros praticam futebol com paixão e alegria; criando a chamada "pedagogia de rua" (aprendizagem livre), essa maneira de jogar futebol que juntamente com futsal praticado na rede escolar Brasileira, se torna o caminho obrigatorio no processo de apredizagem dos jogadores de futebol no Brasil.
Em busca da forma perfeita para revelar talentos, a ciência do esporte catalogou (relatou) onde os brasileiros jogam e como jogam e quais são as idéias brasileiras, no processo de ensino-aprendizagem do futebol. As Informações depois de recolhidas e organizadas por centros de pesquisas esportivas europeias, foram transformadas em material didático e depois essas idéias foram propagadas na Europa e nos outros continentes. Atualmente a metodologia aplicada por treinadores de futebol ao redor do mundo, usa-se muito do modelo de ensino e aprendizagem do futebol brasileiro, principalmente os treinos com espaços reduzidos e regras adaptadas.
Futsal Link Trainer to Football ! Ronaldo, Ronaldinho, Robinho, Neymar e tantos outros jogadores passaram pelo o futsal . |
*Ronaldo Castro*
Metodologia Aplicada ao Futebol
MÉTODO DE ENSINO ANALÍTICOO
Treinamento Parcial (Físico e Técnico)
Consiste na divisão em partes do
treinamento, com o objetivo de desenvolver as capacidades físicas básicas,
fisíologicas e a motricidade (habilidades motoras e fundamentos técnicos) do
jogador. A idéia do treinamento parcial é proporcionar ao jogador uma condição
básica, afim que o mesmo execute as ações com melhor rendimento possível
durante o jogo.
O Método Analítico é centrado na técnica, em exercícios onde há predominância de repetições dos gestos esportivos das técnicas específicas. Esse método caracteriza-se pela repetição, ajudando assim, a memorizar e a automatizar o gesto técnico em nosso Sistema Nervoso Central (SNC), é o aprendizado de técnica por técnica, gesto por gesto.
As habilidades são treinadas fora
do contexto de jogo para que, depois, possam ser transferidas para as situações
de jogo propriamente ditas, ou seja, consiste em ensinar destrezas motoras por
partes, para, posteriormente, uni-las (SANTANA, 2005, MATTA; GRECO, 1996,
TONROLLE, 2004)
Método Analítico caracteriza-se
por inúmeras repetições, maior contribuição no processo ensino/aprendizagem, o
aprendizado das técnicas se torna mais fácil e rápido, é o melhor método para o
ensino e aperfeiçoar dos gestos técnicos, facilita a execução dos exercícios,
possibilita um melhor desenvolvimento motor específico, fica fácil a
individualização dos treinos técnicos, além disso, é possível corrigir
imediatamente o que precisa melhorar.
BASE DE TREINAMENTO
| ||
Capasidades Físicas
|
Habilidades Motoras
|
Fundamentos Técnicos
|
Flexibilidade
Coordenação
Resistência
Velocidade
Agilidade
Força
Equilíbrio
|
Correr
Girar
Saltar
Rolar
Arremessar
Pegar
|
Conducao de bola
Passe
Recepção
Chute
Controle de bola (embaixadinha)
Cabeceio
|
BASIC OF TRAINING
| ||
Physical Capacities
|
Motor Skills
|
Soccer Fundamentals
|
Flexibility
Coordination
Endurance
Speed
Agility
Strength
Balance
|
Run
Rotate
Jump
Rolling
Throwll
Catch
|
Dribbling and Skills
Passing
Receiving
Shooting (Kick the ball)
Ball Control (Juggling and tricks)
Heading
|
Treino Físico: treinamento das capacidades físicas e habilidades motoras do atleta. O condicionamento físico é a base para o jogador ter condições de suportar um ritmo intenso e também agir com melhor qualidade nos gestos técnicos e nas funções táticas exigidas no jogo.
Treino Técnico: Treinamento dos fundamentos técnicos básicos, com o objetivo de automatizar e aprimorar os gestos técnicos. Esses exercícios são para condicionar e também proporcionar uma gama de informações ao jogador para serem utilizadas de forma automática, quando o mesmo estiver em contato com a bola no decorrer da partida.
Método Situacional
O Treinamento Misto (técnico - tático)
Consiste na prática de treinamento com por setor, com exercícios e ações isoladas do jogo, através das manobras de defesa, transição e ataque. O objetivo desse treinamento é ajustar o posicionamento dos jogadores e exercitar os fundamentos técnicos ( especifico ) juntamente com as movimentações táticas. Com esse tipo de trabalho, proporcionar um maior entendimento dos atletas em relação as ações técnicas e táticas a serem executadas durante o jogo.
Exemplos de algumas jogadas combinadas (ensaiadas) exercitadas no treinamento misto: Ataque contra defesa em determinado setor da area de jogo, com ou sem o número reduzido de jogadores, Passagem pelos lados com ou sem overlaps,
Exemplos de algumas jogadas combinadas (ensaiadas) exercitadas no treinamento misto: Ataque contra defesa em determinado setor da area de jogo, com ou sem o número reduzido de jogadores, Passagem pelos lados com ou sem overlaps,
Cruzamentos e escanteios: ataque contra defesa, Faltas combinadas ( ensaiadas ) e outras mais.
Ataque x Defesa ( metade do campo) |
Cruzamentos: Ataque x Defesa |
Método Integrado
O método integrado de treinamento no futebol tem como base uma concepção de método de ensino de jogos desportivos, o Teaching Games for Understanding. A capacidade cognitiva é o principal objetivo deste método
(GRAÇA; MESQUITA, 2007).
A utilização deste método busca possibilitar que o atleta reconheça comportamentos táticos individuais, em grupo e coletivo de ataque e defesa, com a situação de jogo, distinga situações táticas corretas das inadequadas e crie uma solução da tarefa com o grupo, através da tomada de decisão (TIEGEL; GRECO, 1998).
Este método pode ser compreendido como aquele capaz de aproximar o treinamento a realidade do jogo por meio de jogos educativos. Pois os exercícios são organizados com propósitos didáticos e executados com objetivos previamente definidos e nele centralizado as aprendizagens pretendidas (GRAÇA; MESQUITA, 2007).
O método integrado de treinamento no futebol tem como base uma concepção de método de ensino de jogos desportivos, o Teaching Games for Understanding. A capacidade cognitiva é o principal objetivo deste método
(GRAÇA; MESQUITA, 2007).
A utilização deste método busca possibilitar que o atleta reconheça comportamentos táticos individuais, em grupo e coletivo de ataque e defesa, com a situação de jogo, distinga situações táticas corretas das inadequadas e crie uma solução da tarefa com o grupo, através da tomada de decisão (TIEGEL; GRECO, 1998).
Este método pode ser compreendido como aquele capaz de aproximar o treinamento a realidade do jogo por meio de jogos educativos. Pois os exercícios são organizados com propósitos didáticos e executados com objetivos previamente definidos e nele centralizado as aprendizagens pretendidas (GRAÇA; MESQUITA, 2007).
Parte do treinamento caracterizada pela modificação no conjunto da estrutura do jogo propriamente dito; com alterações efetuadas: no espaço físico, no tempo, no ritmo e nas regras do jogo, também na quantidade dos jogadores e nas ações livres ou dirigidas dos mesmos.
Os mini-jogos simulam nos treinos as situações de uma partida com integração da condição física-tática-técnica-cognitiva, esses exercícios estão mais próximos da realidade específica e dentro dos princípios básicos de jogo como; defender, atacar e ter a posse de bola sempre de forma competitiva.
Os jogos com igualdade numérica (1x1, 2x2 , 3x3 e etc. ... ),
Os jogos com igualdade numérica (1x1, 2x2 , 3x3 e etc. ... ),
com superioridade numérica do ataque (2x1, 3x2, 4x3 e etc. ...),
com superioridade numérica da defesa (1x2, 2x3, 3x4 e etc. ...) e também há os jogos temáticos no qual a equipe precisa cumprir uma tarefa pré- determinada antes de chutar ao gol.
Assim treinamento reduzido permite ao treinador centrar-se sobre determinados, ações de jogo a serem desenvolvidas e proporcionar a integração dos conteúdos inerentes do futebol como: posse de bola, transição, ataque, contra ataque, assistência e as variadas formas de marcação.
MÉTODO GLOBAL
A aplicação do método global se dá através do jogo propriamente dito.
O Método Global é centrado na tática do jogo, cujo ambiente se torna mais prazeroso, e o objetivo principal é o desenvolvimento da inteligência do atleta. Esse método caracteriza-se por apresentar situações reais de jogo, ou seja, modelo de jogo como base do processo de treino e parte da totalidade do movimento, caracterizando-se também pelo aprender jogando.
Referências:(CORRÊA; SILVA; PAROLI, 2004; TONROLLER, 2004) e (OLIVEIRA; NOGUEIRA; GONZÁLEZ, 2010).
Ronaldo Castro
Tactical
Conditioning Game
Training
session to passing technique and ball possession.
DESCRIPTION:
MEDIUM SIZED GAME to Platform 4-3-3 or 4-3-4.
A
Team with 7 active players and more 3 support players: 7+3s v 7+3s
The
aim of the game is that a team keeping possession ball to making a pass between
them and also using the support players.
The
team play against the opponent team that make the pressuring. They have to
passing the ball to supports players that stay inside small target.
A Team
make a one Score, when the active players making a pass to support players and
receive ball back.