segunda-feira, 8 de maio de 2017

Futebol: organização o caminho para o sucesso !

Planejamento.

Planejar: Decidir antecipadamente o que fazer, quando fazer e quem irá fazer, eliminando o vazio entre onde estamos e onde queremos chegar, adotando estratégias baseadas na análise de dados ja existentes.

Definir: Os planos, os metodos e as diretrizes.
Planos: conjunto de medidas ou providências a serem tomadas.
Metodos: caminho para chegar ao objetivo.
Diretrizes: conjunto de regras e procedimentos a serem seguidos.
O Objetivos: Metas a serem alcançadas nas dimensões de tempo (a curta, média ou longa distância), no espaço físico, na quantidade e na qualidade.

Planificação de treino: 
O Futebol Competitivo é um jogo com caracteristicas muitos especificas e especiais, que o transformam em um desporto cujo treino deve ser cuidadosamente programado e analisado. Existem uma série de etapas que um treinador deve percorrer para preparar a sua equipe para a competição da melhor forma possivel. Este artigo procura descrever as etapas, e evidenciar alguns aspectos que parecem pertinentes no contexto atual do treino desportivo e muito especificamente do treino em futebol. O respeito pela especificidade do jogo de futebol é fundamental em qualquer programação de treino em futebol. 

As etapas da planificação de treino: 
A planificação ou planejamento desportivo é um processo que analisa, define e sistematiza as diferentes operações inerentes á construção e desenvolvimento dos praticantes ou das equipes. Por outro lado, organiza essas operações em função das finalidades, objetivos e previsões (a curta, média ou longa distância), escolhendo – se as decisões que visem o máximo de eficiência e funcionalidade das mesmas. 

O planejamento deve "respeitar" algumas etapas e procedimentos tais como: 

1. Análise da situação: 
•Diagnóstico e •Prognóstico

2. Organização do processo de treino 
• Programação 

3. Execução do programa
•Treino 

4. Avaliação e controle do plano 
•Análise da situação

A análise da situação: 
A primeira etapa do planejamento, é consequentemente, uma das mais importantes, pois só através de um correcto e eficiente diagnóstico é que é possivel avançar de forma segura para os próximos passos. 

Assim para um correcto diagnóstico o treinador deve avaliar os seguintes aspectos: 

1. Caracteristicas dos jogadores 
•Quem são?; Como são?; Como estão? ; e Quantos são? 

2. Caracteristicas do nivel competitivo 
•Caracteristicas da modalidade 
•Caracteristicas do quadro competitivo 
•Caracteristicas dos adversários 
•Outras caracterizações 

3. Caracterização das condições de trabalho 
•Recursos materiais 
•Recursos humanos 
•Apoio logistico 
•Recursos económicos 
•Tempo de preparação 

A etapa seguinte passa pelo prognóstico, realizado de acordo com o que antes havia sido diagnosticado, e passa por duas etapas: 

1. Defenição de objetivos 
•Grandes metas 
•Objetivos intermédios 
•Hierarquização dos objetivos 

2. Definição dos principios orientadores do trabalho 
•Fundamentos teóricos nos aspectos técnico-tácticos, de formação, biológicos, psicológicos, etc. 

Organização do processo de treino: 


A programação do processo de treino poderá sub-dividir-se em 7 fases:



Trabalho em Equipe Precisa:

Ter paciência
A  paciência é muito importante para conciliar opiniões diversas, principalmente quando se está em grupo. Procurar mostrar os seus pontos de vista com moderação e ouvir o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.

Aceitar novas idéias  
Nem sempre é fácil aceitar novas idéias ou admitir em público que não temos razão, mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser muito melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.

Conversar
Quando surgirem conflitos entre os colegas de grupo, é de vital importância não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avaliar as colocações do colega, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Conversar de forma construtiva sobre as idéias correspondente ao trabalho.

Manter o diálogo
Quando se sentir desconfortável com alguma situação ou função que tenha lhe sido atribuída, é importante explicar o problema para que seja possível achar uma solução que agrade a todos.

Dividir tarefas
Muito importante dividir tarefas quando se trabalha em equipe. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Delegar, compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.

Colaborar
Não é por trabalhar em equipe que você precisa esquecer de suas obrigações. Lembre-se que dividir as tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. Colabore.

Participar e ser solidário
Procure dar o seu melhor e ajudar os colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar pedir ajuda à alguém da equipe.

Planejar
Quando existem várias pessoas trabalhando em conjunto, a tendência natural é que se dispersem. O planejamento e a organização são primordiais para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. O importante é fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

Ter Atenção
Quando tudo já foi conversado e todas as decisões tomadas, é muito comum que um grupo coeso e homogêneo se torne resistente à mudanças e ignore outras opiniões. Quando isso ocorrer, o grupo deve ouvir opiniões externas e aceitar a idéia de que pode errar.

Aproveitar e interagir 
No final de tudo, trabalhar em equipe pode ser uma excelente oportunidade de aprender com seus colegas e conviver mais próximo a eles. Afinal a vitoria será  de todos.

autor desconhecido